15 agosto 2014

Primeiros socorros para cães e gatos

Decidi escrever sobre animais porque vejo que muitas pessoas têm animais de estimação mas não cuidam deles corretamente.

Cães e gatos precisam tomar vacina todo ano e vermífugo a cada 6 meses. É importante observar o comportamento dos animais, se estão se alimentando bem, brincando, se estão dormindo mais ou menos que o normal, se as fezes estão normais, se têm machucados... E em caso de qualquer grande alteração comportamental ou fisiológica do animal, você deve levá-lo ao veterinário.

Ainda é preciso ter ciência de que a maioria dos medicamentos humanos não é adequada aos animais, podendo causar intoxicação e até morte.

Contudo, há alguns remédios que você pode ter em casa para resolver pequenas urgências, como dores e pequenos ferimentos.

Lembrando que não sou veterinária, apenas estou disponibilizando esta lista com base em medicamentos que veterinários receitaram aos meus cachorros e gatos. Nada substitui uma consulta com um profissional. Em caso de qualquer alteração, leve seu animal ao veterinário.

E atenção para a validade dos medicamentos. Nunca use um medicamento vencido.


Medicamentos humanos que podem ser usados em cães e gatos:

(colagem feita com imagens retiradas da internet)

DOR:

Novalgina (Dipirona sódica)
500 mg/ml
Indicações: analgésico e antipirético (para dor e febre).
Dosagem:
gato/cão: 1 gota por kg por dia (ex: animal de 3kg toma 3 gotas por dia)
gata lactante: 1 gota 2 vezes por dia
Obs: Não recomendável para animais gestantes.
Dar a animais lactantes somente com orientação médica.
Não dar o medicamento ao animal por mais de 2 dias sem que haja orientação médica.

FERIMENTOS:

Povidine (Iodopovidona)
Indicação: anti-séptico para curativos (desinfecção de ferimentos).
Uso: limpar o ferimento usando gaze e soro fisiológico e aplicar o medicamento com gaze ou algodão.

Merthiolate (Digluconato de clorexidina)
Indicação: anti-séptico para curativos (desinfecção de ferimentos).
Uso: limpar o ferimento usando gaze e soro fisiológico e aplicar o medicamento com gaze ou algodão.

Nebacetin (Sulfato de neomicina + Bacitracina zíncica)
Indicação: infecções de pele, ferimentos e queimaduras.
Uso: limpar o ferimento usando gaze e soro fisiológico e aplicar o medicamento com gaze.

Se o animal tiver uma ferida muito grande, leve ao veterinário, pois pode ser necessário administrar antibiótico ou dar um ponto.

CALMANTES:

Plasil (Cloridrato de metoclopramida)
10mg
Indicação: náuseas e vômitos. Também possui efeito calmante e dá sonolência. Adequado para o transporte de animais, como em viagens longas.
Dosagem:
gato/cão filhote com até 2kg: ⅛ de comprimido
gato/cão adulto de porte pequeno: ¼ de comprimido ou 10 gotas
cão com até 10kg: ½ comprimido
cão acima de 10kg: ¾ a 1 comprimido
Para animais a partir de 6 meses de idade.
Obs: Não dê uma dosagem maior do que a recomendada e não dê por mais de 1 dia seguido.

Passiflorine / Calman (Passiflora incarnata)
100mg
Indicação: calmante. Adequado para o transporte de animais, como em viagens, para animais muito agitados e para situações de stress, como mudança.
Dosagem:
gato/cão filhote com até 2kg: ⅛ de comprimido
gato/cão adulto de porte pequeno: ¼ de comprimido
cão com até 10kg: ½ comprimido
cão acima de 10kg: ¾ a 1 comprimido
Para animais a partir de 6 meses de idade.
Obs: Não dê uma dosagem maior do que a recomendada e não dê por mais de 3 dias seguidos.

Plasil e Passiflorine não são sedativos. Se precisa de um sedativo ou se pretende medicar um animal muito novo, procure orientação de um médico veterinário.


Medicamentos de cães e gatos que é bom ter em casa:

(colagem feita com imagens retiradas da internet)

FERIMENTOS:

PSK
Indicação: infecções de pele e ferimentos.
Uso: limpar o ferimento usando gaze e soro fisiológico e aplicar o medicamento com gaze.

ANTIPULGA:

Capstar
Indicação: combate de pulgas com ação imediata.
Uso: Dar 1 comprimido ao animal. Observar na embalagem para qual animal e qual peso se destina.
Para animais a partir de 4 semanas de idade.
Obs: Não dê uma dosagem maior do que a recomendada e não dê por mais de 1 dia seguido.

Revolution
Indicação: combate de pulgas e parasitas (vermes) com duração de 1 mês.
Para animais a partir de 6 semanas de idade.
Uso: Afastar o pelo da nuca do animal até a pele ficar visível e aplicar o líquido de 1 ampola sobre a pele. Observar na embalagem para qual animal e qual peso se destina.

Frontline
Indicação: combate de pulgas e carrapatos com duração de 1 a 2 meses.
Para animais a partir de 8 semanas de idade.
Uso: afastar o pelo da nuca e das costas do animal até a pele ficar visível e aplicar o líquido de 1 ampola sobre a pele ou dar a quantidade de borrifadas de acordo com a recomendação da embalagem. Observar na embalagem para qual animal e qual peso se destina.

ANTITÁRTARO:

Aquadent
Indicação: controle de tártaro e mau hálito.
Uso: agitar antes de usar. Diluir 5ml (1 colher de chá) em 500ml de água e oferecer como água de bebida para o animal. Trocar a solução a cada 24 horas, mesmo que ela não tenha sido totalmente consumida. Usar diariamente.

C.E.T.
Indicação: controle de tártaro e mau hálito.
Uso: aplicar a pasta nos dentes do animal com o dedo envolto em gaze ou com escova dental própria para animais. Usar 2 vezes por semana.

06 agosto 2014

O que é Normcore

Normcore é um estilo unissex caracterizado por roupas despretenciosas e de aparência normal. É básico, discreto, casual, neutro, confortável, despojado, descomplicado e comum.

O termo combina "normal" e "hardcore" e foi cunhado por K-Hole, grupo de previsão de tendências situado em Nova York, e difundido pela New York Magazine de fevereiro.

Quem é normcore busca não distinguir-se dos outros pelas roupas, o que não quer dizer que não tenha estilo ou que use qualquer coisa, mas que faz escolhas conscientes por roupas normais, básicas. Às vezes também usa alguma peça de marca, que confere prestígio.

O visual inclui peças comuns de estilo casual, como camisetas, casacos de moletom, regatas, jeans, calças de algodão e bonés. Essas mesmas roupas são usadas por homens e mulheres, o que faz do normcore um estilo unissex.

O estilo normcore tem sido interpretado como uma reação à saturação da moda corrente, que impõe uma mudança muito rápida de tendências. É como se fosse um tipo de manifesto anti-moda, de não seguir a moda vigente e adotar um estilo neutro buscando não se destacar na multidão. Vai na contramão das tendências das últimas décadas, que têm proposto a diferenciação e a autencididade de forma exaustiva.

Depois que a nomeação e a tentativa de sistematização desse estilo vieram à tona através do artigo da NYMag, a indústria da moda tem tentado incorporá-lo através de coleções básicas e peças resgatadas dos anos 90. Alguns veem isso como mais um reflexo da exaustão da moda e do ciclo consumista que ela gera, como se todas as possibilidades de diferenciação tivessem se esgotado e por isso ela recorre à apropriação do "normal" para ser diferente. Agora, até a decisão de não querer fazer parte do jogo já te inclui no jogo.

Mas para quem é autenticamente "normcore", isso não faz muita diferença, já que essas pessoas simplesmente não se importam com tendências e não se interessam pela ideia de "expressar-se através das roupas". Para elas, palavras como simples, neutro e casual não têm a ver com roupa, e sim com estilo de vida.

Fonte: Wikipedia, NYMag, Mocking Bird.

(Barrados no Baile, seriado dos anos 90. imagem retirada da internet)

(colagem feita com imagens retiradas da internet)

(imagem: Mocking Bird)

21 maio 2014

Velhinhos que arrasam

O blog Advanced Style reúne fotos de street style de idosos muito estilosos que circulam pelas ruas de Nova York. Cabelos, roupas e acessórios que compõem visuais elegantes, extravagantes, inusitados, que são a expressão da criatividade e da alegria de viver.

Veja mais em http://advancedstyle.blogspot.com

(imagem: Advanced Style)

(imagem: Advanced Style)

(imagem: Advanced Style)

16 julho 2013

Cartões de visita criativos

O cartão de visita ainda é uma forma eficaz de deixar seu contato com alguém, seja profissional (business card) ou pessoal (calling card).

Uma forma de diferenciar-se e de ser lembrado é investir na qualidade dessa peça, que além de uma arte bem feita, pode valer-se também da diversidade de impressões, materiais, formatos e acabamentos.

Selecionei uma lista de sites interessantes com opções criativas para inspirar.

(imagem retirada da internet)

http://www.thedesigncubicle.com/2009/04/50-creative-business-cards-of-50-graphic-designers/

(imagem retirada da internet)

http://stocklogos.com/topic/ultimate-creative-business-cards-collection

(imagem retirada da internet)

http://www.1stwebdesigner.com/inspiration/50-awesome-and-creative-business-cards/

(imagem retirada da internet)

http://www.criatives.com.br/2011/08/cartoes-de-visita-criativos-6/

15 maio 2013

Transformação diária

Decidi inaugurar a tag "diário" neste blog, mesmo tendo em mente que ele é um espaço mais profissional por abrigar somente conteúdos relacionados à minha área de atuação (arte e design) e interesses (cinema, literatura, moda...), pois gosto muito de escrever e fiquei com vontade de fazer isso com mais frequência. Então vou expor aqui algumas reflexões e coisas do cotidiano, sem muita pretensão.

E hoje vou falar sobre os assuntos que andam na minha cabeça ultimamente: aparência, moda, armário, dieta e auto-estima.

De uns anos pra cá, tenho feito um esforço a mais pra me vestir melhor. Acho que sempre tive noção pra me vestir, não somente pelo fato de ser artista (o que me possibilita saber sobre composição e estética), mas também um pouco pelo bom gosto herdado da minha mãe, que nunca teve rios de dinheiro pra gastar com Pradas e Louboutins, mas consegue entrar numa loja e escolher as melhores peças.

A moda pra mim sempre teve a ver com expressão pessoal. Desde que eu comecei a escolher o que vestir, gosto de transitar por vários estilos. Quando adolescente, fiquei mais rocker na aparência e na atitude, inclusive tocava guitarra (que ainda existe inativa no meu quarto), mas tudo isso com uma pitada do que meus amigos diziam que era Dani: bichinhos, coisas fofas, gatinhos, cores. Acho que era um misto de atitude e delicadeza. Hoje ainda mantenho um pouco desses elementos, mas busco um visual mais adulto, moderno, despojado, elegante. E há um tempo percebi que um bom passeio por diversos estilos é na verdade a grande característica das fashionistas, então não faz mal ter um armário cheio - desde que só tenha coisa boa e que se use tudo.

Depois que comecei a trabalhar, passei a pensar na aparência como um fator de respeito no ambiente de trabalho. Não basta apenas se portar como bom profissional, é preciso também vestir-se como um. Porque a aparência diz muito sobre nós e pode fazer com que os outros te levem a sério - ou não.

Comecei a pesquisar pra valer sobre moda, ler blogs, revistas (principalmente a Vogue, que é o editorial referência em moda), livros (da Isabella Fiorentino, Inès de la Fressange, Gloria Khalil...) e percebi muita coisa. Por exemplo, existem sutis diferenças entre a forma "rica" e "pobre" de se vestir. E isso não tem a ver só com marca. Como esse assunto rende muito, vou detalhar num próximo post.

Tenho tentado me controlar pra não comprar muito, apesar de que eu realmente não sou muito consumista. O que mudei foi a forma como compro. Agora sou mais atenta e seletiva. Procuro visitar lojas melhores, não compro só porque está em promoção, e faço uma lista do que quero/preciso pra evitar de comprar algo que eu já tenha ou que não vá usar muito. Uma boa dica da Gloria Khalil é entrar em lojas caras, olhar tudo e não comprar nada, assim tem-se uma melhor referência do que é um produto de qualidade.

Outra coisa importante é manter o armário sempre organizado, assim tira-se melhor proveito de tudo que se tem. Estou fazendo uma limpa no meu há uns meses e já tirei 2 sacolas enormes de roupas e outras coisas que eu gostaria de doar e vender. Estou à procura da melhor forma pra fazer essas duas coisas. Estou tentando manter a organização do armário em dia também. Lavar roupa toda semana, passar as que precisam ser passadas, dobrar, guardar. Até sou organizada, mas é fácil perder o controle quando se tem muita coisa. Como toda mulher, eu gostaria de ter um armário maior. O problema é que, como disse Priscila Gorzoni num livro sobre organização, se você tem tendência a acumular, vai sempre encher sua casa, seja ela uma quitinete ou uma mansão. Então é sempre bom tomar cuidado. Um armário bem organizado é melhor também pra saber onde tudo está, facilitar a escolha e não ficar com aquela sensação de "não tenho nada pra vestir".

Também comecei uma dieta dos Vigilantes do Peso no início do ano e estou perdendo 1 kg por mês. Não que eu precise, mas queria perder um pouco de peso pra ficar com um visual mais elegante. Minha irmã fez e perdeu 10kg, então pensei: por que não? É uma dieta dos pontos onde pode-se comer de tudo, mas com moderação. E pra seguir a dieta direito é preciso fazer uma reeducação alimentar, e isso é o que realmente transforma. Não que eu comesse mal, mas com a correria do dia a dia, às vezes comemos coisas desnecessárias, então tem horas em que é preciso regularizar os hábitos.

Agora preciso encontrar uma escola de circo pra voltar a fazer trapézio e tecido (que eu amo). Atualmente só tenho feito caminhada, mas me sinto muito melhor quando faço uma atividade física mais pesada. E todo mundo já sabe dos inúmeros benefícios da atividade física, então nem é preciso citar.

Fico pensando em como tudo que envolve aparência e saúde está diretamente relacionado à auto-estima. Bons hábitos alimentares, atividade física, um cabelo bem cortado, um corpo saudável, roupas boas e bem coordenadas, maquiagem bem feita, tudo isso influencia na forma como a gente se sente, e isso se reflete na forma como lidamos com os outros e com a vida. Quando uma pessoa está de mal consigo mesma, ela fica chata com os outros. Por isso é importante não se esquecer de si mesmo, apesar da correria diária.

Transformações lentas são as mais duradouras.

06 maio 2013

Ilustrações pra colorir!

Baixe zip com desenhos feitos por mim para sua criança colorir! ZIP

Acesse meu site para ver mais trabalhos.
www.danielamoreira.com.br


01 maio 2013

Inverno 2013

A moda se renova a cada seis meses, e as edições de "coleções" são as mais relevantes para as revistas de moda. Lançadas em março e setembro, compilam as apostas da estação em vestuário, acessórios e maquiagem. A seguir, as apostas da revista Vogue Brasil para a estação.

O minimalismo ressurge com uma elegância mais clean e suave. Os anos 90 voltam trazendo como inspiração a alfaiataria minimalista que Jil Sander e Helmut Lang criaram na época e o xadrez e floral grunge. O militarismo e o preto e branco também aparecem, além de listras, azul, metal, geometria, space age, new look, power suit, oriental e bauhaus.


(tendências de moda para 2013. colagem feita com imagens retiradas da internet)

Na make, a sombra prateada volta com tudo neste inverno. Os olhos marcados por traços gráficos e a boca pálida ressurgem dos anos 60. A novidade da estação são os lábios com efeito, que são duas ou mais cores devidamente mescladas para atingir uma gradação mais escura nos cantos e mais clara no centro dos lábios. O olho esfumado aparece com acabamentos preciosos como tons metálicos e glitter. Outra aposta é um visual mais fresco e natural com rímel transparente ou marrom.

Para os cabelos, sugestões de curtos elegantes e despojados. E sobrancelhas mais grossas e naturais.

(tendências de cabelo e make para 2013. colagem feita com imagens retiradas da internet)