06 agosto 2014

O que é Normcore

Normcore é um estilo unissex caracterizado por roupas despretenciosas e de aparência normal. É básico, discreto, casual, neutro, confortável, despojado, descomplicado e comum.

O termo combina "normal" e "hardcore" e foi cunhado por K-Hole, grupo de previsão de tendências situado em Nova York, e difundido pela New York Magazine de fevereiro.

Quem é normcore busca não distinguir-se dos outros pelas roupas, o que não quer dizer que não tenha estilo ou que use qualquer coisa, mas que faz escolhas conscientes por roupas normais, básicas. Às vezes também usa alguma peça de marca, que confere prestígio.

O visual inclui peças comuns de estilo casual, como camisetas, casacos de moletom, regatas, jeans, calças de algodão e bonés. Essas mesmas roupas são usadas por homens e mulheres, o que faz do normcore um estilo unissex.

O estilo normcore tem sido interpretado como uma reação à saturação da moda corrente, que impõe uma mudança muito rápida de tendências. É como se fosse um tipo de manifesto anti-moda, de não seguir a moda vigente e adotar um estilo neutro buscando não se destacar na multidão. Vai na contramão das tendências das últimas décadas, que têm proposto a diferenciação e a autencididade de forma exaustiva.

Depois que a nomeação e a tentativa de sistematização desse estilo vieram à tona através do artigo da NYMag, a indústria da moda tem tentado incorporá-lo através de coleções básicas e peças resgatadas dos anos 90. Alguns veem isso como mais um reflexo da exaustão da moda e do ciclo consumista que ela gera, como se todas as possibilidades de diferenciação tivessem se esgotado e por isso ela recorre à apropriação do "normal" para ser diferente. Agora, até a decisão de não querer fazer parte do jogo já te inclui no jogo.

Mas para quem é autenticamente "normcore", isso não faz muita diferença, já que essas pessoas simplesmente não se importam com tendências e não se interessam pela ideia de "expressar-se através das roupas". Para elas, palavras como simples, neutro e casual não têm a ver com roupa, e sim com estilo de vida.

Fonte: Wikipedia, NYMag, Mocking Bird.

(Barrados no Baile, seriado dos anos 90. imagem retirada da internet)

(colagem feita com imagens retiradas da internet)

(imagem: Mocking Bird)

Nenhum comentário:

Postar um comentário